Osteoporose
A osteoporose É uma perda da massa óssea gradativa, tornando os ossos frágeis e com maior propensão às fraturas. Fatores genéticos podem influenciar para esta doença se manifestar, ou uso de medicamentos.
Há a possibilidade de prevenir a doença, mas, o acompanhamento médico é necessário.
Essa enfermidade tem maior prevalência em mulheres conforme vai passando o tempo, mas, também pode ser diagnosticada em homens. Como sintomas, pode ocorrer uma fratura sem causa aparente, dores na coluna, incômodos constantes… Não há exatamente um sintoma muito específico, mas, em exames de checkup anuais é possível que o médico que acompanhe avalie e já entre com a prevenção, principalmente quando há histórico familiar, uso de medicação específica que impacte nos ossos ou se perceber algum incômodo constante do paciente.
Uma das medidas é avaliar o cálcio e a vitamina D no organismo, orientando o paciente a tomar sol diariamente, por pelo menos 15 minutos. Se for preciso, a suplementação poderá ser feita.
O exercício físico contribui para o fortalecimento do corpo em geral, ajudando a minimizar o impacto nos ossos e prevenindo fraturas em geral. Lembrando-se sempre de realizar a atividade com orientação de um profissional.
A alimentação é fundamental para nutrir de dentro para fora e repor nutrientes que estejam em falta ou que atuem na prevenção/tratamento.
Os hábitos de vida estão diretamente ligados, não só a alimentação e atividade física, sendo recomendado, ainda, evitar álcool e fumo.
Busque ajuda profissional de um endocrinologista para te orientar e tratar a osteoporose da melhor maneira!
Osteopenia
Quando há diminuição da massa óssea, pode ocorrer a Osteopenia, sendo uma perda progressiva dessa massa. Se houver uma perda muito grande poderá evoluir para osteoporose.
Neste caso pode ser que haja reversão do caso, com o tratamento adequado.
Geralmente acomete mulheres em fase de climatério ou menopausa, e em homens quando chegam à terceira idade. É natural que com o avanço da idade haja perda da massa no osso, contudo, há hormônios e aspectos metabólicos que contribuem diretamente para que isto se acentue e desenvolva doenças ósseas.
Alguns fatores que influenciam no aparecimento da osteopenia é o sedentarismo, genética, deficiência vitamínica, uso de medicamentos, tratamentos para o câncer, álcool ou café em excesso.
Para diagnóstico, utilizamos a desintometia óssea que é um exame indolor que apresenta a densidade dos ossos.
Busque realizar seus exames de checkup com a frequência ideal e previna esta e outras doenças em geral.
Nos chame no WhatsApp