O hipertireoidismo também tem a ver com a Tireoide, que funciona mais rapidamente que o normal, produzindo hormônios em excesso.
Caso não seja realizado o tratamento, pode desenvolver outros problemas de saúde como osteoporose ou insuficiência cardíaca.
Os sintomas relatados são de insônia e hiperatividade, nódulo no pescoço, nervoso e irritabilidade, batimento cardíaco intenso, intestino mais solto ou irregular, perda ou ganho de peso, suor e calor frequentes, fraqueza, fadiga e tremores.
Há casos de abaulamento dos olhos, projetando os olhos para frente.
Se estes pacientes passarem por algum estresse, trauma ou cirurgia, podem ter complicações devido às características do hipertireoidismo como taquicardia, congestão cardíaca seguido de ataque cardíaco e até mesmo delírio.
Para diagnosticar, os exames de sangue serão solicitados para avaliação dos hormônios tireoidianos T3 e/ou T4 e TSH. Ao ser confirmado, o tratamento será orientado com medicamentos que diminuam ou que regulem os hormônios da tireoide, uso de Iodo radioativo ou cirurgia (este último é mais comum na presença de nódulos).
Há outras causas que podemos mencionar. Doença de Basedaw-Graves, Hashitoxicose (estágio inicial da doença de Hashimoto), ingestão de hormônios da tireoide e uso de medicamentos diversos.
O monitoramento constante do hipertireoidismo é fundamental para a qualidade de vida do paciente.
Nos chame no WhatsApp