Dra Maria Antonieta

Tireoidite de Hashimoto

Esta é uma doença autoimune, ou seja, é um ataque do próprio organismo e, neste caso, um ataque às células da tireoide, causando uma inflamação na glândula. 
Com isso, causa-se num primeiro instante o hipertireoidismo que é quando há produção excessiva de hormônios tireoidianos. Depois, apresenta hipotireoidismo, o contrário do estágio inicial. Com esta diminuição brusca dos hormônios pode afetar drasticamente o coração e a temperatura corporal.
É mais comum apresentar em mulheres, e seus sintomas são os mesmos que citamos no hipotireodismo, por isso podem ser confundidas no diagnóstico. O indicado é buscar avaliação e diagnóstico médico para saber o que está acontecendo.
Apesar de ter sintomas semelhantes o hipotireodismo, não se trata da mesma doença, ambas são apenas relacionadas, pois é esta Tireoidite que irá causar o hipotireoidismo, por ser uma doença autoimune. Pode apresentar aumento do colesterol, cansaço, pele fria, dores articulares,etc.
Para diagnóstico, além de avaliar T3,T4 e TSH e pode ser indicado investigar os anticorpos antitireoidianos.
O tratamento recomendado é de que seja realizada a reposição hormonal, e ir avaliando com o médico os resultados, se será necessário continuar com esta medicação ou buscar outra estratégia. Também é coerente focar no sistema imunológico e tratar o intestino. Não podemos esquecer da importância de uma dieta personalizada com protocolo para a doença.
Se o paciente apresentar muito desconforto no pescoço, a ponto de não conseguir respirar direito ou dormir bem, a retirada da tireoide pode ser indicada.