Dra Maria Antonieta

Alteraçoes do Colesterol e Triglicerides

Os níveis de colesterol e triglicérides dependem de dois fatores: hábitos de vida (alimentação e atividade física) e herança genética. Embora sejam gorduras essenciais para o funcionamento do organismo, quando alteradas em excesso podem gerar complicações cardiovasculares, como risco de AVC, angina e infarto.

As principais causas de elevação dos níveis de colesterol e triglicérides estão relacionados aos hábitos de vida ruins, como má alimentação e sedentarismo. No entanto, há casos de pessoas que, mesmo tendo tendo uma alimentação balanceada e praticando atividade física, possuem elevação dos níveis de colesterol, sendo esses os casos de herança genética.

Embora existam alguns sintomas clínicos apresentados nos indivíduos com excesso de colesterol ou triglicérides (hipercolesterolemia ou hipretrigliceridemia), o diagnóstico só poderá ser realizado por meio de exames de sangue. Isso porque, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o colesterol e triglicérides altos não dão nenhum sinal até que ocorra um complicação (entupimento do vaso levando ao infarto e ao derrame). É um quadro assintomático, que só resultará em sintomas quando estiver evoluído.

Muitas vezes, para reduzir os níveis de colesterol e/ou triglicérides, o profissional da saúde necessita entrar com tratamento a partir de substâncias como estatinas, fibratos e ômega 3. Mas, além disso, cabe também ao médico orientar medidas não farmacológicas como dieta e exercício físico.