Dra Maria Antonieta

Diabetes

O Brasil é considerado o 5º país com mais diabéticos no mundo, com cerca de 16% de adultos em uma faixa etária entre 20 a 79 anos. Muitos casos poderiam ter sido evitados se tratados corretamente ou prevenidos. Considerado uma síndrome do metabolismo e doença crônica não transmissível, o Diabetes Mellitus (DM) é diagnosticado, geralmente, quando há diversos sintomas associados e a principal característica é o aumento nos níveis de açúcares no sangue. 
A glicose é a fonte principal de energia para o corpo, e é muito importante para que todo organismo funcione adequadamente.
Para absorção da glicose, há ação da insulina que é um hormônio que facilita esta absorção, reduzindo os níveis desta enfermidade na corrente sanguínea.
Se houver redução ou falta da insulina, a glicose pode subir e desenvolver diabetes.
Os principais pontos que interferem no metabolismo da glicose, da insulina e do diabetes são: alimentação inadequada, sedentarismo, aumento de peso e/ou obesidade e avanço da idade.
Pode-se, ainda, começar com uma resistência insulínica e avançar para o diagnóstico de diabetes mellitus.
Os principais sintomas observados e considerados para diagnóstico são aumento da sede e da vontade de urinar, aumento do apetite, mas, com perda de peso, fadiga, alterações na visão, tonturas, suores noturnos, etc. Contudo, isto é relativo também ao estágio da doença e aos níveis de glicose presentes. Para isto, são feitas avaliações clínicas e laboratoriais para determinar se o que o paciente está relatando refere-se a uma resistência à insulina, diabetes tipo I ou II ou se pode ser outro tipo de enfermidade.Há a possibilidade de diabetes gestacional também.
Há muitos casos onde o paciente fica anos sem sentir sintomas mais aparentes e, por isso, o diagnóstico é feito tardiamente. Para prevenção, além da realização de exames regulares, recomenda-se acompanhamento médico, mudança de hábitos, organização da rotina, melhora da alimentação e realização de atividade física.
Caso tenha o diagnóstico confirmado, além das medidas preventivas citadas acima, o tratamento medicamentoso poderá ser indicado.