Dra Maria Antonieta

Distúrbios da Vitamina D

Considera-se a vitamina D como muito importante para o desenvolvimento humano, por atuar em diversos aspectos do metabolismo do corpo. 
Ela é naturalmente produzida na pele, ao ter exposição ao sol. Se a pessoa fica mais em ambientes sem a incidência do sol, poderá desenvolver enfermidades e distúrbios provenientes da falta desta vitamina tão importante.
Ela tem sido investigada e avaliada constantemente para diversos fins, sendo utilizada em muitos tratamentos de prevenção ou de intervenção, como, por exemplo: cânceres, diabetes, doenças cardiovasculares e autoimunes, ‘alzheimer’, imunidade, alterações da tireoide, etc.
Para cada faixa etária ou estilo de vida do paciente poderá ser indicada uma dose diária de vitamina D. Hoje tem sido raro os pacientes que não apresentam alguma alteração nos exames da vitamina, seja pela mudança de rotina, o home office que muitos estão ou até mesmo o uso de protetores solares.
Alguns sintomas como fadiga, fraqueza, dores no corpo, falta ou dificuldade de aumentar músculos, aumento de peso ou de gordura corporal poderão ser deficiência de vitamina D.. Entretanto, atenção: mesmo sendo uma vitamina não deve ser tomada sem prescrição e orientação.