É natural que com o passar dos anos apareça algum tipo de nódulo na região, principalmente em mulheres.
Há nódulos benignos e malignos, e é necessário ter atenção ao surgir qualquer alteração na tireoide ou na região do pescoço onde se encontra a glândula.
O nódulo é uma massa formada na glândula, podendo ser sólida, cística ou mista.
Se o nódulo estiver muito grande, e o paciente relate dificuldade na fala, deglutição e região do pescoço, este pode ser um indicativo mais visível para diagnosticar o nódulo, confirmado com exames mais específicos. Apesar do incômodo, raramente estes nódulos causarão dor. Em geral, os sintomas de nódulos muitas vezes passam sem ser percebidos de imediato. Ao ter alguma suspeita, o médico realizará o exame físico e pedirá exames de rotina, como a ultrassonografia.
Não há uma razão aparente para o surgimento de nódulos da tireoide, porém, o mau funcionamento desta glândula pode ser um estímulo, principalmente no caso de hipertireoidismo.
Ao se diagnosticar que o nódulo seja câncer, nota-se o crescimento muito rápido, contudo, nem sempre terá sinais também. Nesse estágio o tumor causa rouquidão ou dificuldade para respirar e para deglutir.
Pode ser que estes nódulos permaneçam por muito tempo do mesmo tamanho, sem progressão, e em alguns raros casos suma sozinho. Entretanto, o tratamento médico é fundamental.
Nos chame no WhatsApp