Dra Maria Antonieta

Puberdade Precoce e Tardia

A puberdade marca a transição da criança para o adulto, com mudanças físicas e emocionais. Nesta fase observa-se o estirão puberal, o crescimento mais acentuado da época. 
A mudança é devido a hormônios sexuais, aparecendo as mamas, a menstruação em mulheres e em meninos o aumento do volume testicular, crescimento do pênis e mudança na voz. Em ambos observa-se o crescimento de pelos pubianos e aumento da estatura.
A puberdade precoce acontece quando os aspectos desta fase aparecem em meninas menores de 8 anos e meninos menores de 9 anos. Em ambos casos, é necessária a avaliação e tratamento do endocrinologista para não ter impacto no desenvolvimento e o tratamento deverá ser indicado e acompanhado por um médico endocrinologista.
A puberdade poderá também ser considerada atrasada, que é quando não há sinais de puberdade em meninas até os 13 anos e em meninos até os 14. Isso poderá impactar negativamente no aspecto psicológico e no desenvolvimento do corpo e metabolismo.
Se os pais notarem algum atraso da puberdade, deve buscar urgente ajuda profissional de um endocrinologista, e em muitos casos, de um psicólogo.